O Tendão de Aquiles.
Para entender sobre o tendão de Aquiles, é essencial compreender o que é Tendão. A priori, tendão é um tecido fibroso, composto primeiramente por colágeno, que conecta o músculo ao osso, sendo responsável pela transferência de força entre os dois gerando o movimento da articulação. Ele, por sua vez, é o mais resistente do corpo humano, e o mais suscetível que cruza duas articulações: o joelho e o tornozelo.
A sua ruptura é uma lesão que afeta a parte de trás(posterior) da perna e ocorre mais comumente em pessoas que praticam esportes de impacto(pular corda, correr, tênis e entre outras praticas esportivas). A lesão é geralmente seguida por dor extrema e uma incapacidade de utilizar a metade inferior da perna, até mesmo para andar. Em dezembro de 2014, o jogador de basquete Anderson Varejão da, Pivô do Cleveland Cavaliers e da seleção brasileira de basquetebol, rompeu o tendão de Aquiles do pé esquerdo fazendo com que o mesmo perdesse todo o restante da temporada regular da NBA.
A lesão pode se caracterizar desde um simples estiramento, passando pela lesão parcial ou total. Qualquer uma delas limita bastante o movimento, ou seja, se o atleta e/ou a qualquer pessoa for correr, ficar na ponta dos pés ou praticar qualquer tipo de esporte, terá bastante dificuldade.
De acordo com a Dra. Ana Paula Simões, Mestre em ortopedia, “Dor e inchaço perto do calcanhar, acompanhados ou não de hematoma são comuns. Ocorre uma incapacidade de dobrar o pé para baixo ou "empurrar" a perna no impulso da marcha, ou até mesmo ficar na ponta dos pés” são exemplos de alguns sintomas. “Se ouvido um som de estalo ou rotura, quando ocorre a lesão também conhecido como sinal da pedrada, deve-se consultar imediatamente um ortopedista na ocorrência de qualquer um desses sinais ou sintomas para que o atleta seja avaliado.”
O mais importante é prevenir
Educadores fisicos trabalham essencialmente para a prevenção de tais lesões. Por isso, é sempre importante o atleta seguir as seguintes dicas:- Alongar e fortalecer os músculos da panturrilha;
- Não saltar durante uma corrida sem estar devidamente aquecido;
- Fortalecimento e exercícios podem ajudar o músculo e tendão a absorverem e resistirem a mais força e evitar lesões;
- Variar os exercícios alternando esportes de alto impacto, como a corrida, com esportes de baixo impacto, como caminhadas, andar de bicicleta ou nadar;
- Evite atividades que colocam o estresse excessivo nos tendões de Aquiles, tais como subidas e pular durante as atividades;
- Escolher as superfícies com cuidado;
- Evitar correr em superfícies duras, irregulares ou escorregadias;
- Vestir-se adequadamente para o tempo frio e usar sempre tênis com boa absorção de impacto;
- Aumentar a intensidade do treino lentamente;
Lesões do tendão de Aquiles comumente ocorrem depois que uma pessoa aumenta seus treinos de forma intensa, portanto aumente a distância, duração e frequência de sua atividade física (corrida por exemplo) não mais do que 10% a cada semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário