quarta-feira, 1 de julho de 2015

A CONCUSSÃO CEREBRAL NO ESPORTE

Muitos ex-jogadores de futebol americano da década de 1960 até 1980, hoje sofrem com problemas neurológicos de gravidade variada por consequência das repetidas pancadas sofridas na cabeça durante a prática do esporte. Um estudo publicado na revista científica Neurology mostrou que a mortalidade por doenças neurodegenerativas entre os jogadores de futebol americano é quatro vezes maior em comparação com a população dos EUA.
As lesões cerebrais mais comuns entre esses atletas são as concussões uma vez que, frequentemente, os jogadores sofrem concussões em campo, que é um tipo leve de traumatismo craniano, causando alterações neurológicas temporárias. Lutas como o boxe e o MMA também podem causar esse tipo de lesão em seus praticantes.

Mas afinal, o que é CONCUSSÃO ?

A concussão cerebral é um tipo de trauma crânio-encefálico (traumatismo craniano) que se caracteriza por uma rápida perda da consciência, fazendo com que a pessoa fique desacordada por alguns segundos. É geralmente causada por uma pancada na cabeça e em muitos casos não há sinais externos de trauma. Uma concussão cerebral pode afetar a memória, julgamento, reflexos, fala, equilíbrio e coordenação muscular.

CAUSAS

O cérebro tem a consistência de uma gelatina, e fica protegido dentro do crânio envolto em líquido cefalorraquidiano. Um golpe violento na cabeça, pescoço ou parte superior do corpo pode fazer com que o cérebro deslize para trás e para frente contra as paredes internas do crânio. Isso pode causar uma lesão que afeta a função cerebral, geralmente por um breve período, resultando em sinais e sintomas de concussão. Uma lesão cerebral desse tipo pode levar a hemorragia em torno do cérebro, causando sintomas como sonolência prolongada e confusão.
A prática de esportes com alto risco de queda ou impacto como futebol, hockey, rugby e boxe é um fator que pode aumentar o risco de uma concussão cerebral.

SINTOMAS

Os sintomas de concussão cerebral podem não ocorrer imediatamente após o trauma. Em alguns casos, pode levar dias até que se perceba alguma mudança. Os principais sintomas de concussão cerebral são: perda de memória recente, incapacidade de manter um fluxo de pensamento coerente, confusão e dificuldade de concentração, dor de cabeça prolongada, tontura, etc.
 



Mais informações sobre diagnóstico e tratamentos podem ser vistas aqui: http://www.clinicadeckers.com.br/html/orientacoes/ortopedia/013_concussao.html
Referências:



Nenhum comentário:

Postar um comentário